top of page

Create and Learn Books - a quick and easy way to learn by doing

Writer's pictureCreate and Learn

Aplicar as noções básicas do DAX no Power BI Desktop


Este artigo buplicado pela Microsoft fornece uma introdução rápida e fácil sobre como você pode usar expressões DAX (Data Analysis Expressions) para resolver vários problemas de cálculo básico e análise de dados. Examinaremos algumas informações conceituais, uma série de tarefas que você pode concluir e uma verificação de conhecimentos para testar o que aprendeu. Depois de ler este artigo, você deve ter uma boa compreensão dos conceitos fundamentais mais importantes no DAX.


O que é DAX?

O DAX é uma coleção de funções, operadores e constantes que podem ser usados em uma fórmula, ou expressão, para calcular e retornar um ou mais valores. Resumindo, o DAX ajuda você a criar novas informações de dados já presentes em seu modelo.


Por que DAX é tão importante?

É fácil criar um arquivo do Power BI Desktop e importar alguns dados para ele. Você pode até mesmo criar relatórios que mostrem informações valiosas sem usar nenhuma fórmula DAX. Mas e se você precisar analisar o percentual de crescimento em diferentes categorias de produto e para intervalos de datas diferentes? Ou você precisa calcular o crescimento ano a ano comparado às tendências do mercado? As fórmulas DAX oferecem essa e outras funcionalidades importantes também. Aprender a criar fórmulas DAX eficientes ajudará você a tirar o máximo proveito de seus dados. Quando obtém as informações de que precisa, você pode começar a resolver problemas comerciais reais, que afetam o seu resultado final. Esse é o poder do Power BI, e o DAX ajudará você a aproveitá-lo.


Pré-requisitos

Você pode já estar familiarizado com a criação de fórmulas no Microsoft Excel. Esse conhecimento será útil na compreensão do DAX, mas mesmo se você não tiver experiência com fórmulas do Excel, os conceitos descritos aqui ajudarão você a começar a criar fórmulas DAX e resolver problemas do BI do mundo real, imediatamente.

Nós nos concentraremos em entender as fórmulas DAX usadas em cálculos, mais especificamente, em medidas e colunas calculadas. Você já deve estar familiarizado com o uso do Power BI Desktop para importar dados e adicionar campos a um relatório, além dos conceitos fundamentais de medidas e colunas calculadas.


Funções

Funções são fórmulas predefinidas que realizam cálculos usando valores específicos, chamados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. Argumentos podem ser outras funções, outra fórmula, expressão, referências de coluna, números, texto, valores lógicos como TRUE ou FALSE, ou constantes.

O DAX inclui as seguintes categorias de funções: Date and Time, Time Intelligence, Information, Logical, Mathematical, Statistical, Text, Parent/Child e Other. Se já estiver familiarizado com as funções em fórmulas do Excel, muitas das funções no DAX podem parecer semelhantes para você. No entanto, as funções DAX são exclusivas nos seguintes aspectos:

Uma função DAX sempre referencia uma coluna ou uma tabela completa. Se desejar usar apenas valores específicos de uma tabela ou coluna, é possível adicionar filtros à fórmula.

Se precisar personalizar cálculos linha por linha, o DAX fornece funções que permitem usar o valor da linha atual ou um valor relacionado como um tipo de argumento, para realizar cálculos que variam de acordo com o contexto. Você aprenderá mais sobre o contexto posteriormente.

O DAX inclui várias funções que retornam uma tabela em vez de um valor. A tabela não é exibida, mas é usada para fornecer entrada para outras funções. Por exemplo, é possível recuperar uma tabela e, em seguida, contar os valores distintos contidos nela, ou calcular somas dinâmicas em diferentes colunas ou tabelas filtradas.

O DAX inclui uma variedade de funções de inteligência de dados temporais. Estas funções permitem definir ou selecionar intervalos de datas e executar cálculos dinâmicos, baseados nesses intervalos. Por exemplo, é possível comparar somas em períodos paralelos.

O Excel tem uma função popular, VLOOKUP. As funções DAX não usam uma célula ou intervalo de células como referência, como a VLOOKUP faz no Excel. As funções DAX usam uma coluna ou tabela como referência. Lembre-se de que, no Power BI Desktop, você está trabalhando com um modelo de dados relacionais. Procurar valores em outra tabela é fácil e, na maioria dos casos, você não precisa criar nenhuma fórmula.

Como você pode ver, as funções no DAX podem ajudar você a criar fórmulas avançadas. Nós abordamos apenas as noções básicas das funções. Conforme desenvolver suas habilidades com o DAX, você criará fórmulas usando muitas funções diferentes. Um dos melhores lugares para obter detalhes sobre cada uma das funções DAX é a Referência de funções DAX.


Contexto

Contexto é um dos conceitos do DAX mais importantes para se compreender. Há dois tipos de contexto no DAX: o contexto de linha e o contexto de filtro. Primeiro, vamos dar uma olhada no contexto de linha.

Contexto de linha

É mais fácil pensar no contexto de linha como a linha atual. Ele se aplica sempre que uma fórmula tem uma função que utiliza filtros para identificar uma única linha em uma tabela. A função aplicará inerentemente um contexto de linha a cada linha da tabela que essa função está filtrando. Esse tipo de contexto de linha geralmente se aplica a medidas.

Contexto de filtro

O contexto do filtro é um pouco mais difícil de entender do que o contexto de linha. Você pode pensar com facilidade no contexto de filtro como: um ou mais filtros aplicados em um cálculo para determinar um resultado ou valor.

O contexto de filtro não existe no lugar do contexto de linha; em vez disso, eles são aplicados em conjunto. Por exemplo, para restringir ainda mais os valores a serem incluídos em um cálculo, você pode aplicar um contexto de filtro que especifica o contexto de linha e determinado valor (filtro) nesse contexto de linha.

O contexto de filtro é visto facilmente em seus relatórios. Por exemplo, ao adicionar TotalCost a uma visualização e, em seguida, Year e Region, você está definindo um contexto de filtro que seleciona um subconjunto de dados com base em um determinado ano e região.

Por que o contexto de filtro é tão importante no DAX? Visto que, embora o contexto de filtro possa ser aplicado mais facilmente pela adição de campos a uma visualização, ele também pode ser aplicado em uma fórmula DAX pela definição de um filtro com funções como ALL, RELATED, FILTER, CALCULATE, por relações e por outras medidas e colunas. Por exemplo, vamos dar uma olhada na seguinte fórmula em uma medida chamada Store Sales:

📷

Para entender melhor essa fórmula podemos decompô-la, de modo muito similar ao que ocorre em outras fórmulas.

Esta fórmula inclui os seguintes elementos de sintaxe:

A. O nome da medida, Store Sales.

B. O operador de sinal de igual ( = ), que indica o início da fórmula.

C. A função CALCULATE, que avalia uma expressão, como um argumento, em um contexto que é modificado pelos filtros especificados.

D. Os parênteses () , que envolvem uma expressão que contém um ou mais argumentos.

E. Uma medida [Total Sales] na mesma tabela como uma expressão. A medida Total Sales tem a fórmula: =SUM(Sales[SalesAmount]).

F. Uma vírgula ( , ), que separa o primeiro argumento da expressão do argumento do filtro.

G. A coluna referenciada totalmente qualificada, Channel[ChannelName] . Esse é o nosso contexto de linha. Cada linha dessa coluna especifica um canal, como Store ou Online.

H. O valor específico, Store, como um filtro. Esse é o nosso contexto de filtro.

Esta fórmula garante que somente os valores de vendas definidos pela medida Total Sales sejam calculados, apenas para as linhas da coluna Channel[ChannelName], com o valor Store usado como um filtro.

Como você pode imaginar, a capacidade de definir o contexto de filtro em uma fórmula apresenta funcionalidades incríveis e poderosas. A capacidade de referenciar apenas um valor específico em uma tabela relacionada é apenas um exemplo disso. Não se preocupe se você não entender totalmente o contexto, logo de imediato. Ao criar suas próprias fórmulas, você entenderá melhor o contexto e a razão pela qual ele é tão importante no DAX.


Há muitos recursos do DAX disponíveis para você: o mais importante é a Referência ao DAX (Expressões de Análise de Dados).


Como o DAX já existe há vários anos em outras ferramentas de BI da Microsoft, como modelos de tabela do Analysis Services e do Power Pivot, há muitas informações úteis disponíveis. Você encontrará mais informações em white papers, livros e blogs tanto da Microsoft quanto de profissionais de BI de vanguarda. O Wiki do Centro de Recursos do DAX no TechNet também é um ótimo lugar para começar.




Recent Posts

See All

Komentáře


The 100 Page Book - Python

Uncomplicated and easy to assimilate structure

Python The 100 page book - cover.png

Power BI – Business Intelligence Clinic

One dataset multiple solutions. Start your journey into the Business Intelligence world with this book.

Power BI 2019.jpg

Excel – Business Intelligence Clinic

One dataset multiple solutions. Start your journey into the Business Intelligence world with this book.

Excel BI ebook 2019.jpg

Power BI, Excel and Tableau – BI Clinic

Learn how to create Dashboard using Power BI, Excel and Tableau.

BI Clinic Complete Single cover.jpg

Power BI Academy: HR Recruitment

Create a complete dashboard for Human Resources. Bonus: 10 Templates

ebook.png

Tableau – Business Intelligence Clinic

One dataset multiple solutions. Start your journey into the Business Intelligence world with this book.

Tableau ebook 2019.jpg

Thanks for submitting!

Subscribe to get tips and free material

bottom of page