Este artigo foi publicado em colaborção com Microsoft
Instruções para Excel Office 365 Excel 2019 Excel 2016 Excel 2013
As medidas, também conhecidas como medidas no Power pivot no Excel 2013, são cálculos usados na análise de dados. Exemplos geralmente encontrados em relatórios comerciais incluem somas, médias, valores mínimos ou máximos, contagens ou cálculos mais avançados que você cria usando uma fórmula Dax (Data Analysis Expressions) .
Em uma tabela dinâmica, um gráfico dinâmico ou um relatório, uma medida é colocada na área valores, onde os rótulos de linha e coluna que envolvem o contexto determinam o contexto do valor. Por exemplo, se você estiver medindo as vendas por ano (em colunas) e região (em linhas), o valor da medida será calculado com base em um determinado ano e região. O valor de uma medida sempre muda em resposta a seleções em linhas, colunas e filtros, permitindo a exploração de dados ad hoc.
Embora as medidas e as colunas calculadas sejam semelhantes porque ambas se baseiam em uma fórmula, elas são diferentes quando são usadas. As medidas são usadas com mais frequência na área valores de uma tabela dinâmica ou gráfico dinâmico. As colunas calculadas são usadas quando você deseja colocar resultados calculados em uma área diferente de uma tabela dinâmica (como uma coluna ou linha em uma tabela dinâmica ou em um eixo em gráfico dinâmico). É muito importante compreender quando usar medidas em vez de uma coluna calculada e vice-versa. Para obter mais informações, consulte cálculos em Power pivot e colunas calculadas no Power pivot.
Noções básicas sobre medidas
As medidas são implícitas ou explícitas, que afetam o modo como são usadas em uma tabela dinâmica ou um gráfico dinâmico e em outros aplicativos que usam um modelo de dados Power Pivot como uma fonte de dados.
Campo calculado implícito
Uma medida implícita é criada pelo Excel quando você arrasta um campo, como valor de vendas, para a área valores da lista de campos da tabela dinâmica. Como as medidas implícitas são geradas pelo Excel, você pode não estar ciente de que uma nova medida foi criada. Mas se você examinar a lista de valores de perto, verá que o campo valor das vendas é realmente uma medida chamada soma do valor das vendas e aparece com esse nome na área de valores da lista de campos da tabela dinâmica e na tabela dinâmica.
Medida implícita criada em uma tabela dinâmica
As medidas implícitas só podem usar uma agregação padrão (SUM, COUNT, MIN, MAX, DISTINCTCOUNT ou AVG) e deve usar o formato de dados definido para essa agregação. Além disso, as medidas implícitas só podem ser usadas pela tabela dinâmica ou pelo gráfico no qual elas foram criadas.
Uma medida implícita está rigidamente acoplada ao campo no qual ele se baseia, afetando a forma como você exclui ou modifica a medida mais tarde.
Campo calculado explícito
Uma medida explícita é criada quando você digita ou seleciona uma fórmula em uma célula na área de cálculo ou usando o recurso AutoSoma na janela do Power Pivot. A maioria das medidas que você cria será explícita.
Medida explícita criada na área de cálculo de Power Pivot
Medidas explícitas podem ser usadas por uma tabela dinâmica ou gráfico dinâmico na pasta de trabalho e pelos relatórios do Power View. Além disso, eles podem ser estendidos para se tornar um KPI ou formatados usando uma das muitas cadeias de caracteres disponíveis para dados numéricos. Os comandos do menu de contexto para criar KPI e formato só estão disponíveis quando você está usando um campo calculado explícito.
Observação: Depois de usar uma medida como KPI, você não poderá usá-la para outros cálculos; Você deve fazer uma cópia se quiser usar a fórmula em cálculos também. Para obter mais informações sobre KPIs, consulte indicadores chave de desempenho (KPIs) no Power pivot.
Exemplo
O gerente de vendas da Adventure Works foi solicitado a fornecer projeções de vendas do revendedor durante o próximo ano fiscal. Ela decide basear suas estimativas nos valores de vendas do ano passado, com um aumento anual de seis% resultante de várias promoções programadas nos próximos seis meses.
Para desenvolver as estimativas, ela importa os dados de vendas do revendedor do ano passado e adiciona uma tabela dinâmica. Ela encontra o campo de valor de vendas na tabela vendas do revendedor e o arrasta para a área valores da lista de campos da tabela dinâmica. O campo é exibido na tabela dinâmica como um único valor que é a soma de todas as vendas de revendedores do ano passado. Ela observa que, embora não tenha especificado o cálculo da mesma forma, um cálculo foi fornecido automaticamente, e o campo foi renomeado para soma do valor das vendas na lista de campos e na tabela dinâmica. Uma agregação interna adicionada pelo Excel, =SUM('FactResellerSales'[SalesAmount]) fornece o cálculo. Ela renomeia a medida implícita das vendas do ano passado.
O próximo cálculo é a projeção de vendas para o próximo ano, que será baseada nas vendas do ano passado multiplicado por 1, 6 para a conta do aumento de 6% esperado no negócio de revendedores. Para esse cálculo, ele deve criar a medida explicitamente, usando o botão novo campo calculado para criar um cálculo nomeado vendas projetadas. Ela preenche a seguinte fórmula: =SUM('FactResellerSales'[SalesAmount])*1.06.
A nova medida é adicionada à área valores na lista campos da tabela dinâmica. Ele também é adicionado à tabela que está ativa no momento na lista campos da tabela dinâmica. A tabela fornece um local para a medida na pasta de trabalho. Como ela prefere ter a medida em uma tabela diferente, ela edita a medida para alterar sua associação de tabela.
Muito rápido e com esforço mínimo em sua parte, o gerente de vendas tem as informações básicas em vigor. Agora, ela pode avaliar as projeções por meio da filtragem de revendedores específicos ou da adição de informações da linha de produto para verificar se as promoções futuras são para os produtos que o revendedor carrega.
Nomeando medidas
Você pode reorganizar e renomear medidas após sua criação. No entanto, existem algumas restrições nas alterações feitas em medidas:
As medidas aparecem na lista campos da tabela dinâmica (a menos que estejam ocultas) juntamente com outros objetos. Considere nomeá-los de uma maneira que identifique facilmente a ação que ele executará.
Cada nome de medida deve ser exclusivo dentro de uma tabela.
Evite nomes que já foram usados para colunas calculadas dentro da mesma pasta de trabalho. Embora seja possível que uma medida e uma coluna calculada tenham o mesmo nome, se os nomes não forem exclusivos, você poderá obter erros de cálculo.
Quando você renomeia uma medida, todas as fórmulas que a chamam em uma fórmula também devem ser atualizadas. A menos que você esteja no modo de atualização manual, a atualização dos resultados das fórmulas ocorrerá automaticamente. No entanto, essa operação pode demorar algum tempo.
Como o nome faz parte da fórmula da medida, há alguns caracteres que não podem ser usados dentro do nome. Para obter mais informações, consulte "requisitos de nomenclatura" "na sintaxe Dax.
Dica: Você pode agrupar medidas de várias tabelas em uma tabela criando uma tabela vazia e, em seguida, mover ou criar novas medidas nesse local. Mantenha em mente, talvez seja necessário incluir nomes de tabela em fórmulas DAX ao fazer referência a colunas em outras tabelas.
Comentarios